quarta-feira, 18 de julho de 2007

Alisamento: saiba mais sobre essa técnica

Alisamento

Esta técnica, de deixar os fios lisérrimos, é definitiva (só sai quando os fios crescem) e utiliza produtos químicos fortes, por isso, jamais deve ser feita em casa. Os profissionais que a aplicam passam por estudos e testes e fazem, antes de tudo, uma avaliação rigorosa para saber se os cabelos comportam tanta química e só depois aplicam o produto e a prancha alisadora (chapinha). Hoje em dia, com a evolução da técnica, já é permitido que cabelos tingidos recebam os produtos químicos e fiquem com um resultado satisfatório.


Produtos mais usados para fazer escova definitiva

Hair Shine (www.hairshine.com.br/)
A Hair Shine lançou uma nova linha especialmente desenvolvida para alisar e dar um novo formato para os fios sensíveis, muito finos ou coloridos, sem danificá-los. A linha se chama New Brush é composta por quatro produtos: Creme Alisante, Neutralizer Gel Oxidante, Estabilizer e Progressive Leave-in. Com princípios ativos, alisa e confere uma nova forma ao cabelo sem agredir os fios.
A uma semana atrás usei esse produto e aprovei, meu cabelo ficou PERFEITO, recomendo.
All Nature (www.allnature.com.br/)
Wellastrate (http://www.wellastrate.com.br/)
Tânagra - Photon Hair (http://www.tanagra.com.br/br/)


Passo a Passo

1. O primeiro passo é fazer uma avaliação da resistência da fibra capilar ao produto que será utilizado, para que não aconteça um desastre irreversível, é preciso fazer um teste em uma pequena mecha do cabelo.
2. Feito o teste, o cabeleireiro começa aplicar o produto em pequenas camadas intercaladas com enxágüe apenas com água. Essa etapa pode durar de 2 a 4 horas.
3. Depois da aplicação do produto, espera-se o cabelo reagir e entra em ação o neutralizante, que tem como função fixar o cabelo em sua nova fórmula.
4. Cabelo lavado é hora de secar e entra em ação a chapinha com termostato que mantém a temperatura em 180 graus. Dependendo do volume do cabelo esse processo pode durar de 5 a 8 horas.
5. Terminada a fase da chapinha, o cabelo já está permanentemente liso. É lavado e seco e só poderá ser lavado depois de 3 dias.

Bom, é indispensável a análise prévia dos cabelos. Deve-se analisar a textura, densidade, porosidade, elasticidade, e condições do couro cabeludo. Qualquer tipo de transformação deve ser evitado, caso o couro cabeludo não esteja saudável. Os riscos de irritações, queimaduras e agravamento das doenças são maiores diante de ativos de transformação.

Quais as diferenças dos produtos de transformação?
Cada produto de transformação segue padrões industriais específicos, que devem ser bem entendidos para o bom trabalho do cabeleireiro. Os mais utilizados são os hidróxidos ( lítio, sódio, potássio e guanidina ) e os agentes redutores ( tioglicolato, tiolactado e tiometacrilato ).
Ativo de transformação
Os hidróxidos agem na abertura das cutículas dos cabelos, penetrando no córtex e transformando as ligações dissulfídicas da cistina em ligações de lantionina. Estes produtos podem causar incômodos e desconforto na pele humana, principalmente no couro cabeludo.
Hidróxido de guanidina não existe sozinho. Ele é formado da mistura de um hidróxido adicionado ao carbonato de guanidina. Obs.: esta classe de produtos exige shampoo específico no final do processo. Todos os hidróxidos alcalinos possuem a característica de causar desconforto na pele humana.
Hidróxido de sódio/potássio, possuem características que provocam maior irritação no couro cabeludo. Portanto, os produtos que contêm os mesmos, não devem entrar em contato com a pele. Sua ação é rápida e eficaz, mas poderá causar destruição da fibra capilar (a queda de cabelo instantânea), se deixado por período prolongado de exposição. Principalmente nas formulações que possuem mais de 2% desses ativos.
Agentes redutores agem sobre as ligações de coesão da estrutura dos fios, tornando a fibra momentaneamente como um plástico amolecido sem elasticidade. Obs.: parte dessa cadeia não mais se religará, tornando as áreas da fibra capilar mais sensíveis à quebra. É importante lembrar que a tarefa dos agentes redutores é amolecer só cabelos. A nova forma depende do trabalho mecânico (enluvar, pentear, enrolar).

Quero mudar o meu relaxamento de hidróxido para o tioglicolato. Pode?
Deve-se ficar no mínimo 180 dias sem fazer uso do produto, e ir cortando durante esse período. Após esse espaço de tempo, fazemos o teste de mecha para saber se já está em condições de mudar a química.

Quais as indicações para uma escova definitiva?
Primeiro deve-se fazer um tratamento intensivo de 5 sessões. E se o cabelo estiver elástico, não é recomendável o uso de prancha. Somente a escova, para o tratamento. Ao fazer a escova definitiva na parte de neutralização, não deve-se mexer, porquê o cabelo ondula. Não é recomendável fazer em cabelos éticos e tratados quimícamente com soda cáustica. Após ficarem prontas, por um período de 48 horas não pode dar puxões no cabelo, colocar atrás das orelhas, pegar sereno, chuva, uso de tintura metálica ou prender com prendedores de cabelos. É indicado o uso da manutenção diária.

O que é a escova definitiva feita com produto de permanente?
O ativo usado para permanente é o tioglicolato de amônio, o mesmo dos relaxamentos. "A substância amolece o fio, deixando o profissional livre para alisar com chapinha, ou encrespar, enrolando bigoudis nos fios",

O que fazer após um relaxamento?
Deve-se fazer a manutenção. Após sair do salão onde fez o relaxamento, fique 4 dias sem usar shampoo no cabelo. Somente molhe e use um bom produto sem enxágue. Pode ser o leite siliconizado, ativador de cahos, umidificador de cachos e outros que definam bem os cachos. Após os 4 dias volte ao salão para uma manutenção, seu cabelo será lavado com shampoo, e será feito uma resconstrução e uma hidratação. Então a profissional de cabelo vai marcar a sua volta após 3 meses para um retoque de raiz.

Quem usou formol pode mudar para outro ativo alisante?
Segundo o cabeleireiro Wagner Ramos, especialista em crespos, é possível usar outro ativo em quem já fez escova progressiva com formol, desde que observados dois cuidados básicos. "Se o fio estiver poroso, é importante fazer uma reconstrução capilar e, antes de passar a química, deve-se proteger as pontas com um protetor para fibras."

Qual o xampu ideal para cabelo que foi submetido à escova progressiva ou ao alisamento?
Xampu, condicionador e máscara de hidratação para cabelo alisado precisam fazer parte da nécessaire de quem passou por um desses procedimentos. Além de servirem como tratamento, já que têm ativos hidratantes e reestruturantes, ajudam a conservar o efeito alisado durante mais tempo.

Pode-se fazer escova progressiva em cabelo com coloração?
Depende do grau de elasticidade do fio. Os muito danificados e sem elasticidade podem se partir com outro procedimento químico, caso da escova progressiva ou do alisamento. "O melhor é o cabeleireiro se precaver e fazer um teste de mecha antes de aplicar qualquer substância no cabelo colorido", sugere Sylvio Resende, do salão Tony, em São Paulo. Em alguns casos é possível usar um produto suave, em outros nem esse cuidado é suficiente e a solução é tratar o fio com cauterizações e reconstruções que vão prepará-lo para a mudança.

Como fazer relaxamento ou alizamento no cabelo de henê?
Para fazer relaxamento ou alisamento no cabelo de henê, deve-se ficar no mínimo 180 dias sem o uso do henê, e ir cortando durante esse período. Então se faz o teste de mecha, para ter certeza que pode ser feito o relaxamento ou alisamento sem que haja algum tipo de dano aos cabelos.

8 comentários:

hydeefp disse...

participei de uma demostração dos produtos hair shine(bi guanidina), adorei, só que meu cabelo, mesmo hidratando, ficou fraco, gostaria de saber o porquê? Gostaria de saber também, onde (qual salão) mais perto de minha casa para eu dar continuidade ao tratamento. Moro em Senador Camará.

Ju disse...

Gostaria de recebertelefones para contato com profissionais que trabalhem com produtos all nature
pois minha cabelereira mudou-se de São Paulo e não gostaria de mudar de produto.
Aguardo respostas
Ju

diane cruz disse...

Fiz a escova progressiva com a linha Hair Shine, e meu cabelo ficou com um aspécto chapado, minha cabelereira indicou hidratação e creme sem enxague a base de queratina, só que venho aplicando a um certo tempo e não conseguir notar efeito. o que devo fazer para parecer mais natural?

diane cruz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu adoro a hairshine. Parabens pela linha de produto!!

Unknown disse...

fiz um alisamento do produto new bruch no meu cabelo,ele era cacheado mas depois de alguns dias ele nem esta liso e nem cacheado o que eu faço e eu tenho mechas no meu cabelo ele esta horrivel nao sei o que fazer me ajudem!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Fiz um relaxamento com bi-guanidina meu cabelo se partiu , ficou super agredido, isso fazem dois meses ,minha raiz tá horrivel , a piora com bi guanidina de cabelos partidos e o crescimento dos fios , esse produto é compativel com qual outro com sodium.