terça-feira, 24 de julho de 2007

No inverno cuide da sua pele

Cuidados com o rosto no inverno

No inverno, é inevitável que a pele perca um pouco da luminosidade e elasticidade naturais. É que devido à baixa umidade do ar, banhos mais quentes e prolongados ocorre uma maior perda da água transepidérmica (através da pele, pela evaporação). Os resultados indesejados no rosto são linhas de expressão mais evidentes e uma pele mais áspera, ressecada e até mesmo uma leve descamação.

“Estes sinais podem refletir uma função da barreira da pele mais deficiente, com maior perda de água, que pode ser ocasionada por diversos fatores como vento, sol, água quente, alterações biológicas ou mesmo deficiência nutricional”, explica Ana Paula de Oliveira, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Natura. A palavra de ordem, então, é manter a pele sempre muito bem hidratada.

O tratamento básico começa com a higienização da pele com produtos específicos para limpar e tonificar a pele. Para os jovens, a dica da Natura é a linha Faces, que oferece produtos específicos para peles seca, mista, oleosa e com acne nos graus I e II - que são casos de acne mais leve. Para os que já passaram dos 30, a sugestão é a linha Chronos, onde os produtos preparam a pele para o tratamento anti-sinais. Há também a linha Ekos Rosto. A sua Espuma Cremosa de Limpeza, com ativo derivado de cupuaçu, é indicada para todos os tipos de pele.

A próxima etapa é hidratar. Para quem já passou dos 30 anos, a Natura desenvolveu o Complexo Firmador Elastinol +R, com peptídeos de arroz, que proporcionam nutrição e reenergização da pele. Há também a Máscara de Hidratação Intensa, também da linha Chronos, que foi especialmente formulada para pessoas que têm pele seca ou normal. O produto possui ingredientes de origem vegetal e proteção contra a ação dos radicais livres. Contém Óleo de Maracujá, que proporciona maciez e conforto imediatos, além de formar um filme na superfície da pele reforçando a sua proteção natural. Deve ser usado de uma a duas vezes por semana.

Já na linha Ekos, a Seiva em Creme para o Rosto, à base de pariparoba, hidrata e suaviza sinais de envelhecimento como rugas e flacidez. Uma ou duas vezes por semana, deve ser usada a Máscara Purificante com Argila Branca, que é rica em minerais e tem alto poder de absorção. Ela elimina a oleosidade excessiva da pele purificando-a e oferecendo maciez e sensação de bem-estar, além de uma aparência uniforme e sem brilho.

Para os jovens de peles normal à seca, a linha Faces tem a Loção Hidratante de Longa Duração, com FPS 8 e complexo bioprotetor. Já para as mistas e oleosas, o Fluído Hidratante Livre de Óleo.

A esfoliação facial também pode ser realizada nesse período para remover as células mortas e facilitar a penetração dos produtos, porém, sem excessos. “Isso porque a esfoliação de uma pele seca causa problemas como descamação e, muitas vezes, piora do ressecamento”, explica a consultora médica da Natura, Andréa Rosato. O esfoliante deve ser aplicado uma vez por semana, com movimentos circulares leves e ascendentes sobre o rosto. No portfólio da Natura, o Seiva Esfoliante com grãos de café moídos, da linha Ekos, que renova a pele preservando sua vitalidade.

O inverno também é a estação ideal para tratar peles com espinhas, marcas e manchas. A gerente médica da Natura e dermatologista, Liliana Bechelli, explica o motivo. “No verão as pessoas ficam mais expostas à radiação ultravioleta e seus índices são mais elevados. Após tratamentos a pele costuma ficar mais sensível e, portanto, mais sujeita a efeitos indesejáveis, como por exemplo, o aparecimento de manchas".

Outra dica importante é continuar o uso de filtros solares diários mesmo no inverno, porque ainda que em menor quantidade os raios ultravioletas continuam a agir sobre a pele. “Mas se a pele for oleosa, a pessoa deve usar protetores veiculados em gel ou emulsões livres de óleo”, orienta Liliana. (Assessoria)

Nenhum comentário: